top of page

Autor:

Eugen Berthold Friedrich Brecht (Augsburg, 10 de fevereiro de 1898 — Berlim Leste, 14 de agosto de 1956) foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido. A obra "Os cabeças Redondas e os cabeças Pontudas" (Die Rundköpfe und die Spitzköpfe) foi escrita entre 1931 e 1936. outros textos conhecidos do mesmo autor são: "Lux in tenebris", "A Ópera dos Três Vinténs" (Die Dreigroschenoper), "A Mãe" (Die Mutter), "Baal" e "Terror e Miséria no Terceiro Reich" (Furcht und Elend des Dritten Reiches).

 

 

Resumo da peça:

A Terra de Yahoo está ameaçada por um levante de camponeses pobres, colonos. O vice-rei, persuadido a enfrentar a crise, proclama a superioridade racial dos Cabeças-Redondas sobre os Cabeças-Pontudas. O rico latifundiário De Gusman seduz a filha de um colono seu, o camponês Callas. Como Cabeça-Pontuda, ele é acusado de haver desonrado um Cabeça-Redonda, e é condenado à morte. Os advogados de De Gusman  persuadem o velho Callas que está em dívida para com os donos das terras que arrenda, a tomar o lugar de De Gusman na forca. O vice-rei volta e descobre as duas substituições: apesar da teoria racial, os pobres entre os Cabeças-Redondas, continuam em má situação, por serem pobres. Porém a questão racial distraiu a atenção dos pobres e,por isso, levou à derrota do movimento revolucionário.O país pode agora,com tranqüilidade,planejar um ataque contra a terra dos Cabeças-Quadradas.

 

Projeto de cena.

Personagens: Cinco personagens. Isabella de Guzman ( representada por Alinne Dantas), seu advogado ( Angelo Leite), seu pai ( Max William), Madre superiora ( Klismann Viana) e uma freira auxiliar ( Lucas Alexandre).

Espaço: O espaço dramático ocorre na sala da Madre superiora, no convento de São Barrabás. No espaço cênico será colocada uma mesa, de um lado estará sentada a Madre com a freira em pé ao seu lado e do outro estarão sentados Isabella de Guzman, seu pai e seu advogado. Utilizaremos a luz artificial pertencente ao local da apresentação, sem necessidade de alguém iluminar nosso espaço cênico.

Figurino: Alinne Dantas usará uma blusa com uma saia até os pés e uma sapatilha. Max William usará uma camisa sem desenho, calça comprida e sapatos. Angelo Leite usará camisa social, calça comprida e sapatos. Klismann Viana usará trajes de freira brancos e Lucas Alexandre usará trajes de freira pretos.

 

Texto da cena:

ADVOGADO:

Antes de começar as negociações sobre sua entrada neste convento, a senhorita Guzman gostaria de fazer-vos algumas perguntas.

ISABELLA:

Ouvi dizer que este convento é bem severo, é verdade?

MADRE SUPERIORA:

O mais severo que existe criança, e também o mais caro (olhando para o advogado)

ADVOGADO:

Sabemos disto.

MADRE SUPERIORA:

Consequentemente o mais distinto.

FREIRA AUXILIAR:

Aqui está senhora ( trazendo xícaras de café)

MADRE SUPERIORA:

Obrigada Joana.

ISABELLA:

Existem muitos dias de jejum? Quantos?

MADRE SUPERIOR:

Dois por semana, uma semana inteira antes das quatro festas de preceito.

PAI DE ISABELLA:

É verdade que os homens realmente não tem nenhum tipo de acesso a este convento?

MADRE SUPERIOR:

De maneira nenhuma!

ISABELLA:

A comida é bem frugal e os exercícios espirituais são abundantes?

MADRE SUPERIOR:

Sim criança, a comida é frugal e os exercícios espirituais são feitos com regularidade.

ISABELLA:

Já vi muito a luxúria vergonhosa de nossos servos, isso me traz repugnância. Os olhos do meu querido irmão tinham essa mesma fraqueza. Eu ouvi os ruídos de luta, bem como risos odiosos. Que minha virgindade seja intacta e que meus seios permaneçam puros. Castidade! És um bem sem preço e uma indigência real! Que meu quarto seja austero e minha mesa frugal! Quero passar o resto dos meus dias casta, humilde e pobre!

MADRE SUPERIORA:

É assim que vivemos aqui, criança. E desta forma como nos vês, assim serás. Mas antes de tudo devemos falar sobre as condições. O que a senhorita nos traz?

Klismann Viana

© Cia Teatral Sinestesia

  • facebook-square
  • Twitter Square
  • Instagram Basic Black
bottom of page